sábado, 17 de dezembro de 2011

Oi?!


Segundo o Wikivida : Oi!, olá! e alô! são interjeições que expressam um cumprimento positivo de boas-vindas. São utilizadas como saudação entre duas pessoas, ou entre um indivíduo e várias pessoas.
Duas letras, um projeto cuspido de palavra, uma interjeição que expressa "boas-vindas". E dá pra acreditar que uma pouca droga dessa, causa a maior discórdia entre "duas pessoas, um indivíduo e várias pessoas?" - pois é, eu que o diga!
Quando criança, tive um certo problema com o oi, que me rendeu - como toda a minha estranha infância rendeu - um probleminha. É, um probleminha. Eu não digo "Oi", tá não vou ser radical, eu digo, sob muita, mas MUITA pressão.
É preciso explicar isso : eu não digo o oi de forma inicial, ou seja : eu não saio por ai chegando em "indivíduos" e dizendo "Oi!", eu até penso em fazer isso quando vejo alguém de que gosto - é, ai começa todo o filme na minha mente, lá está a pessoa, vai passando sorrateira , alegre, saltitante e pimpona diante de mim, digo ou não digo "oi" ? Espera ai, e se eu disser e ela for míope? Sim, eu sou míope e levo minutos para identificar alguém, ela pode fazer o mesmo, não me reconhecer e não responder! Fico como, com o "oi" na mão? Ou pior, e se for daquelas pessoas escandalosas? Digo oi e ela começa a berrar enlouquecida de felicidade por me ver? Não, ninguém fica feliz em me ver, talvez ela berre mesmo, berre algo do tipo "SAI DAQUI, Ô!". Não, melhor não dizer. - eis-me ai, abortando o pobre "oi". E é ai que as pessoas dizem "nossa essa garota é estranha, nunca me cumprimenta, e eu a conheço".
E a infância com isso? É que alguns tios meus, que moram na Itália vieram para o Brasil quando eu era uma criança em fase de aprendizado. E eu perguntei para um deles: Tio, como digo "oi" em Italiano? :
- " Tchau!"
- não tio, quero oi.
- "Então, Tchau!".
Ele era um tio com muito senso de humor. Nunca quis saber como afinal, se dizia oi em italiano, mas aprendi algo muito mais valioso - oi eu não digo, mas tchau, ah isso eu digo, e nem preciso estar com os meus óculos!

Nenhum comentário: