domingo, 5 de setembro de 2010

Cores ?!

E então, qual sua cor???
Não, essa não é a pergunta!!! A pergunta é, QUAL A MORAL DE PERGUNTAR ISSO a um aluno que deseja entrar numa universidade? Eu não sabia que ser preta, branca, amarela ou enfim, mudaria meu raciocínio. Mas muda, assim como muda saber quantas geladeiras tem minha casa, ou quantas vezes eu me masturbo, é ! Estão quase pergunta isso ! Afinal, já invadem sua vida pessoal mesmo.
Num país que passa de ano, um aluno que não sabe falar, escrever nem fazer algo que preste de sua própria vida, fica praticamente impossível ter eleitores inteligentes. E se esses pequenos projetos de pessoas inúteis não votarem certo, nunca nada vai melhorar. E então, como é que faz?
É uma pergunta da qual, eu , você e o resto do povo, vamos ficar esperando resposta por um tempo.
Vejo pelas pessoas que estudaram comigo, as que não tem uns 5 filhos, estão no tráfico, na dependência química, ou já presas. Que levaram algo de bom adiante, de 40, umas 5. Um número lamentavelmente pequeno. E hoje, as coisas ainda conseguem estar piores. Vejo crianças insinuarem absurdos dos quais eu na infância nem sonharia que fossem existentes.
Além desse grande festival de horrores no ensino, temos que ver coisas como sistemas de cotas nas universidades . Olha, que fique claro que eu, não acho que seja uma má idéia cutucar uma sociedade burguesa, colocando em suas universidades negros e índios, pelo contrário! Mas , cotas? o cara que se sujeita a cotas, para mim, já tem preconceito com sí próprio! Se você tem massa cinzenta igual a mim, e pensa, logo sabe que pode passar na prova assim como eu que sou branca. Aderindo ao sistema das cotas, que mais me parecem caridade aos incapacitados, só estamos piorando as coisas, e tirando as vagas de pessoas que estudaram de verdade, para dá-las a pessoas que não estudaram tanto (ou nada) e que nem vão aproveitar como deveriam ! Além de ser injusto, é rídiculo. Não acha injusto ?
E o que você me diria, se você, fosse aprovado na Fuvest (vestibular da USP), aliás, o vestibular mais concorrido, e chegasse a cursar um semestre, que foi dignamente conquistado por seus esforços, suas noites de sono perdidas, sua vida social deixada de canto ... tudo isso pra estar lá, realizando o seu sonho, e derrepente, por ter o sobrenome estrangeiro , ser expulso da universidade, porque o governo julgou, que sua descendência não necessita de estudar gratuitamente, pelo tal programa que diz que a universidade é para TODOS?! E ainda você soubesse que existe um negro, que ali estuda, com sistema de cotas e alegando morar em uma favela, e este, vai para a faculdade de carrão, enquanto você morava em Francisco Morato, e pegava o trem as 5:30 da manhã?! Francisco Morato não é nenhuma favela, mas tambem não é o paraíso. E então, isso é justo?
Eu não acho.
E vá me dizer agora, que é lindo o sistema de cotas, que torna nossos direitos iguais? Igualar é manter os mesmos limites, e se eu que sou branca devo ser pobre de fato e investigada para que isso se prove, creio que o negro, não deve ser diferente por uma droga de uma cota. Então meu caro amigo que gosta de meter o bedelho a dizer, que tem orgulho de sua cor, comece a mostrar isso não aceitando o que a sociedade lhe impõe quando te torna diferente de mim e de outros, e mostre que sua capacidade pode até mesmo ir além disso !!! Pois isso só vai acabar, quando quem tem o direito, negar o uso. Infelizmente alguns oportunistas incapacitados nunca vão negar, e vão defender até o fim, que isso se mantenha. Mas eu ainda acredito que outros, possam mudar isso, afinal conheço pessoas de várias culturas, que são capazes de alcançar seus objetivos sem aceitar favores sujos.
Não vou por o nome da pessoa que citei o exemplo, que perdeu sua vaga na universidade de sp, porque esta pode não achar bom, mas foi um fato que me revoltou muito esse ano. E quero dizer a ela que não desista, se conquistou uma vez, pode fazer muitas outras!!!!
E nomes estrangeiros não mudam nada, meu sangue europeu não muda minha vida por exemplo...olha eu aqui, morando em Francisco Morato, vivendo sem microondas, e vendo o mundo se acabar em bobagens.E o que eu tenho de francesa afinal ???



Mon essence, et un beau nom!



Mas analisando que pobre gosta de meter nome de rico nos filhos, não se pode julgar mais assim...mas julgam, enquanto muita Maria e João, vão comendo pelas beiras..

Um comentário:

Tabata Linnhoff disse...

AHHN adorei, e é isso aew seguir o caminho, qnto alguns fazem por tão menos eu vou entrar grandão!não so EU como vc TBM que vamos colocar nossas ideias cronologicas e teorias de nossa visão do mundo.