quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Genética/Heredograma

Heredogramas!
Esquema utilizado para analizar a genética de individuos e seus descendentes.
() = mulher
[] = homem
*nas provas, livros e afins, é mais ou menos assim que aparece mesmo, mulheres com uma "bolinha" e homens "quadrado" .... duplo sentido no quadrado bem cabível aos homens! Como no teclado não tem quadradinhos e bolinhas, eu usei os colchetes e parenteses que quase chegam lá. Esses indíviduos acima, são normais, sendo que são representados por bolinha e quadrado apenas.
(+)= mulher afetada
[+]= homem afetado
* quando a bolinha ou o quadradinho aparecem preenchidos, é sinal que o indivíduo é afetado (por o quê?) ... isso vai depender da questão!!! Ou algumas vezes nem a questão especifica, o que importa é que se apareceu preenchido, é sinal de que está afetado!
Características dominates e recessivas: Muito enganado está quem acredita que recessivo é o indivíduo afetado apenas. O recessivo é indicado pelo alelo ( que merda é essa?) . Todas as Tias Rosinhas, aquelas da escola, ensinaram em biologia, o básico da genética! Geralmente com exemplos peculiares, albinos ...onde esses levavam duas letrinhas que todo ser racional a de se lembrar : "aa" !!! Aquela aula bacana que a galera ficava dizendo "Aa, AA, aa ..." enfim, essas letras, indicam alelos. Alelo na forma dificil de dizer, seria as formas alternativas de um gene, por exemplo, o que determina a cor ( de petálas, de pelôs, da pele..) Sendo assim, o "aa" da Tia Rosinha da escola, indicava o albino! E não obrigatóriamente as letras são representadas por "A", tinham ainda aquelas aulas, que a Tia trocava a letra, e quando usava "Tt" (tesão, tesinho) você babaca por natureza da idade, caia no riso e perdia o fio da meada.
Exemplo de Heredograma:
O albinismo é uma anomalia hereditária, caracterizada pela incapacidade de produzir melanina, pigmento presente na pele, nos pelos e na íris. Um casal procura um serviço de aconselhamento genético porque teve uma filha com albinismo e tem outros dois descendentes normais, uma menina a mais velha e um menino. O homem tem pais normais e um irmão mais velho normal, a mulher, é filha de um casal de pessoas normais que teve outros dois descentedentes, um menino albino, e o terceiro, uma menina normal. O heredograma da família descrita:
Aa Aa Aa Aa
I - {1} []---------{2}() {3} []-----------{4}()
A- | Aa Aa | aa A-
II - {5} []------------{6}[]--------------------{7}()-------------{8}[+]------{9}()
A- A- | aa
III - {10} ()------------{11}[]-----------------{12}(+)

*Os indivíduos {8} e {12} apresentam anomalia, no caso descrita, albinismo. Nesse caso o albinismo é condicionado pelo alelo recessivo na II geração, em que os pais, da I geração, são normais Aa; E muito provavel que seja o caso da III geração, onde o indiviuo {12}(mulher) apresenta anomalia, mas nesceu de pais normais, onde pode-se concluir que levam os alelos Aa, já que são normais e enviaram o alelo recessivo aa para a filha. Os índividuos que levam o alelo A- , estão incompletos, já que não se pode saber seus alelos enquanto não tem herdeiros, mas existe uma forma de determinar as chances dos alelos serem recessivos ou dominantes, fazendo o esquema de "jogo da velha" que tambem, a Tia Rosinha ensinava:



A a
A AA Aa
a Aa aa





Ps: Está "tosco, porque eu não quis pegar um modelo no google e resolvi fazer tudo! Dai, sem as linhas que formam o "jogo da velha"não é tão visivelmente bacana ....................e a porra do blog, acabou com meu heredograma que estava LINDO! Simplesmente não cabe, e fica todo torto quando vem pra tela do blog! Um CÚ ! Fiquei uns 30 minutos fazendo e ninguém vai entender naaaaaaaaaaaada! Enfim, eu entendo ¬¬ , mas como sou legalzona, peguei um no Santo Google pra quem tiver curiosidade ou interesse de ver: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/leismendel5.php

Continuando ...Nesse "jogo da velha", podemos ver que 50% ou 1/2 das chances de os herdeiros serem Aa (normais) 20% ou 1/4 de serem aa (recessivos) ou, AA tambem 20% ou 1/4 sendo este dominante.

Nota: Esse post nada deve lhe interessar, caso você não goste de Biologia e Genética, ou não estude porra nenhuma na sua vida super supimpa! Então, evitem comentários inúteis :B , postei pra ajudar quem precisa, e porque reproduzir é uma forma de memorizar, e exercitar! Não sou professora e provavelmente devo ter cometido algum equívoco, ou não, mas caso tenha e você querido leitor tenha notado, sinta-se a vontade para me corrigir, assim eu aprendo um pouco mais!
=)

Um comentário:

Gustavo França disse...

parabens pelo post e pela iniciativa as informações nas postagens fico surpreendente parabens continue assim e abraços ja to te seguindo !!

é eu tenho um blog que fala sobre albinismo depois passa lá ok?

abraços

http://blogdomeninoalbino.blogspot.com/