quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Napoleão Bonaparte;

Muito citado nos livros de história geral, sendo assim um nome que todos já pelo menos ouviram falar, Napoelão Bonaparte, nasceu na ilha de Córsega em 15 de agosto de 1769, França; Foi um monarca-iluminado, devido ao movimento filósofico Iluminismo.Grande estrategista, liderou o maior exército, que para a época sem armamentos pesados, era algo surpreendente, seu exército contava com 300.000 homens, o que pode-se notar outra qualidade em Napoleão, seu espírito de liderança. Muitos o veêm como herói e outros muitos como vilão, acredita-se que foi o primeiro anti-cristo dos três previstos por Nostradamus, tronando-se umas das mais importantes figuras da história mundial, com mais de 600 mil livros sobre ou que ao menos o citem, só perdendo para Jesus quando trata-se de ser a figura humana mais estudada;
Foi dirigente efetivo da França em 1799, adontando o nome de Napoleão I, foi imperador da França em 1804, além de ter conquistado e governado boa parte da Europa central e ocidental; A "Era Napoleônica" pode ser divida em três períodos:
-Consulado
-Império
-Governo dos cem dias
No período que vem a iniciar-se a Era Napoleônica, a França passava pela então Revolução Francesa, que estava em sua fase do Diretório; Esta foi encerrada pelo golpe de 18 de Brumário. Golpe este, apoiado pela burguesia (girondinos)como um meio para acabar com a Revolução que já durava dez anos, a burguesia usava recursos que mostravam uma imagem de Napoleão, cheia de glórias, que muito agradavam o povo francês, fazendo com que estes, aclamassem Napoleão, finalizando a revolução Francesa e iniciando-se o Consulado, início da "Era Napoleônica", de fato.
A segunda fase desta era, é o Império, onde na catedral de Notre-Dame (que também todos já ouviram falar, pelo menos pelo desenho do corcunda...), Napoleão veio a ser coroado, porém, tornou este um dos momentos mais notórios, já que o Papa Pio XII, que viajou especialmente para a cerimônia, onde iria coroar Napoleão, já que naquele tempo a igreja era muito respeitada e tinha grande poder, porem Napoleão o reservou uma surpresa: No ato da coroação, tomou a coroa das mão do Papa, e coroou a sí próprio, depois coroando sua esposa, Josefina, de uma forma mostrando ao Papa que não haveria maior autoridade que a dele mesmo sendo Imperador. (meio que ele mandou o Papa se foder, dizendo que ele que mandava em tudo e a igreja vinha depois dele.)
A terceira e última fase, o governo dos cem dias, surge com o Tratado de Fontainebleau 1814, que exila Napoleão na Ilha de Elba, onde ele foge no ano seguinte. Ele retorna a França e retoma o poder! Por cem dias ; Nisso ele entra na Bélgica em junho de 1815 mas é derrotado na Batalha de Waterloo; (como ele mesmo disse, teria grandes e muitas vitórias, e teve de fato, porém o que mais ficou marcado, foi sua derrota.)Preso e exilado na ilha de Santa Helena em 15 de outurbro de 1815, foi onde morreu, e até hoje as causas de sua morte são desconhecidas, suspeita-se que foi envenenado já que foram encontrados um número alto de arsênio em seu corpo; Sabe-se que ele tinha cancêr no estômago e que talvez, usava remédios a base de arsênio (que era comum) até que este o enfraqueceu;
Napoelão foi responsável por cenas importantes como a criação do Banco da França em 1800, assim como a Legião de Honra, e a criação do novo código civil, (Code Napoléon), e finalizando a tal "liberté, igualité, fraternité".
Sua Imperatriz, que era Josefina, o traiu com seu general................. (sim ele foi cornudo) e por isso ele foi nomeado general com uma idade suspeita, por ser muito novo.(24 anos)...Napoleão era leitor de Plutac e Maquiavel; Depois veio a se casar novamente, com Maria Luísa de Áustria, com quem teve um filho, Napoleão II.
A derrota de Napoleão, na Rússia, fez-se principalmente pelo inverno rigoroso com que os Franceses não contavam, perdendo então, muitos homens para o frio.
Napoleão também teve um indireta influência na independência do Brasil...ele pressionou a família real portuguesa, esta que tinha relações com a Inglaterra que interessavam a ele, e o que o fez dirigir suas tropas a Portugal para que eles abdicassem os negócios com a Inglaterra e participasse do Bloqueio Continetal (Bloqueio para deixar a Inglaterra sem recursos, debilitando suas exportações e causando uma crise industrial, como a inglaterra era o unico obstáculo para que Napoleão concretizasse seu império na Europa, este foi o recurso que ele obteve).Mas Portugal que poderia ter ajudado, não ajudou e fugiu para o Brasil, impedindo assim, que Napoleão os obrigasse a abdicar.Com a corte portuguesa no Brasil, iniciou-se o processo de Independência.
Com certeza eu não consegui falar nem ao menos a metade dos feitos Napoleônicos, pois são muitos! Mas ai estão os príncipais, que mostram claramente o porque esse homem é tão citado na história e o porque é tão estudado até hoje, afinal ele interferiu em praticamente todo o planeta enquanto tinha o poder. Se foi de fato herói ou vilão, assim como o porque de sua morte, restam apenas dúvidas.

Nenhum comentário: