sábado, 11 de setembro de 2010

Redação;

Redação dissertativa/argumentativa
Dissertação: Fluir um determinado assunto, explicando e expondo uma tese. Geralmente é o formato usado nas enciclopédias .
Argumentativo: É persuadir o leitor, fazendo com que ele acredite na tese do autor, mostrando argumentos pra que isso se faça.
Uma redação dissertativa/argumentativa tem três etapas: a introdução, onde o autor inicia o tema, explicando e mostrando uma tese. Depois com o desenvolvimento, o autor como já diz a palavra "desenvolve" o tema, mostrando dados históricos, comparando situações, estatísticas e até mesmo dados de pessoas que são especialistas no assunto abordado, criando parágrafos que apresentem os argumentos. Depois, a finalização do texto, com a conclusão, onde geralmente retoma-se a tese de inicio, e mostra-se uma solução ao tema que foi apresentado, caso este venha com uma interrogação, esta só pode ser feita caso a resposta já tenha sido dita no texto, e elementos-supresas podem vir para surpreender o leitor, e dar novos sentidos ao texto formulado.

Sugestão de Produção de Texto com Base em Esquemas
Esquema Básico da Dissertação
1º parágrafo: TEMA + argumento 1 + argumento 2 + argumento 3
2° parágrafo :desenvolvimento do argumento 1
3° parágrafo: desenvolvimento do argumento 2
4° parágrafo: desenvolvimento do argumento 3
5° parágrafo: expressão inicial + reafirmação do tema + observação final


Usando esse esquema fica praticamente impossível se perder ao produzir um texto dissertativo/argumentativo, já que é um esquema que leva o tema a fluir corretamente, e ajuda na questão de número de linhas, geralmente exigido. Basta lembrar o esquema e colocar a criatividade em prática !

Um comentário:

DISSIDENTES disse...

E aí Terumy, vou usar esse seu post de cola, hehehehehe... Logo mais vou treinar só redação.
Vou pegar esse esquema. Valeu pela dica! Depois te pago uma cerveja! hahahaha...
Então, quando puder, entre no blog do Dissidentes, e baixe nosso cd na faixa.
Bjos!! Té mais!

Toni

dissidentespunkhc.blogspot.com