quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Dom Casmurro

Um dos livros de literatura mais traduzidos para outras linguas, e considerado o Otelo brasileiro, Dom casmurro é um romance, publicado em 1899 época onde o Realismo substituia o Romantismo. E Dom Casmurro é considerada a obra-prima de Machado de Assis, além de estar entre as maiores obras literárias brasileiras.A história se passa no Rio de Janeiro, na época do segundo império, e conta a tragetória de Bentinho e Capitu.É um romance psicológico, onde quem narra, é o próprio personagem, Bentinho.
E é exatamente ai que está o ponto principal, o foco: Bento, personagem que representa o menino Bentinho, o homem Bento e o próprio Dom Casmurro, não é um narrador confiável, uma vez que tenta manipular o leitor a acreditar na suposta traição de Capitu, traição que em nenhum momento fica clara, a não ser pelas deduções que ele próprio faz; Bentinho é mimado, foi criado pela mãe, foi para o seminário, não tem iniciativas e tem uma imaginação muito fértil...mesmo o enredo mostrando fatos aos quais pode se acreditar que Capitu cometeu o tal adultério que é o tema da obra, o personagem narrador mostra que sua imaginação e seu ciúme podem estar levando ele a crer nisso; e é ai que se torna um romance psicológico, porque todo ser-humano tem ciúme. E talvez o ciúme junto da boa imaginação, levem um indivíduo a ver "chifre em cabeça de cavalo" (no caso, ele é o cavalo..)
"A imaginação foi a companheira de toda minha existência ..."
(trecho do livro, onde fica visivel que talvez, tudo não passe de imaginação)
Nessa obra, Machado de Assis faz uso da metalinguagem, enquanto narra, ele discute e explica o que narrou, no começo do livro isso já pode ser notado, quando ele explica o porque o livro recebeu o titulo de Dom casmurro, enquanto ao mesmo tempo, narra e inicia a história.
Desde que a história começa, de uma forma o que se dá a entender é que Betinho é um bom menino e Capitu não é uma boa menina...ele, sempre inocente, chegando a ser meio bobo, ela esperta e sempre tomando as iniciativas.
Bento Santiago: Bento de abençoado, Santiago de santificado ...
Capitu: capeta, capitolina....
Logo quando crianças, ele vê Capitu parada diante da janela, olhando um garoto, isso vai gerar futuramente, uma "confirmação" de que nunca, Capitu foi fiel. O episódio onde ele ouve que Capitu tem "olhos de cigana oblíqua e dissilulada" também. De fato, Capitu sempre mantém o olhar desconfiado, "olhos de ressaca" , olhos que não dizem muita coisa...
"Os olhos são a janela da alma..." (Leonardo Da Vinci)
Bento é fruto de uma promessa de sua mãe, que perdeu um filho antes dele, e então promete que, se conseguir um filho, Deus vai ganhar mais um padre, por tal promessa, Bento é obrigado a ir para o seminário na adolescência, mesmo a contra gosto, porque já estava apaixonado por Capitu. Ele entra no seminário com um trato feito com Capitu: ele só se casaria se fosse com ela, e ela só se casaria se fosse com ele.Lá no seminário, Bento conhece seu então, melhor amigo, Escobar. Faz questão de apresentar este para Capitu, que não mostra interesse, mas que por insistência de Bento, vem a conhecer. Enquanto Bento está no seminário, Capitu aproveita para se mostrar uma boa moça, fazendo com que a familia de Bento, a considere uma futura boa esposa. quando Bento enfim sai do seminário, e se casa com Capitu, Escobar seu melhor amigo também se casa, por sinal com a melhor amiga de Capitu. Os quatro então vivem uma vida de casais amigos, mas, Capitu e Escobar começam e ficar muito amigos, fazendo com que Bento comece a sentir-se enciumado. O ciúme dele é tanto, que quando Capitu engravida, ele tem plena certeza de que o filho não é dele e sim de Escobar, já que Capitu engravida no mesmo periodo em que sua melhor amiga mulher de Escobar; Mesmo sob acusações, Capitu nunca se defende, deixando a suposta traição as escuras. Seu filho, que recebe o nome de Ezequiel em homenagem á Escobar, já que a filha de Escobar, é batizada em homagem a Capitu, é um garoto que gosta de imitar á todos, inclusive imitando perfeitamente o jeito de andar de Escobar, deixando Bento enfurecido por acreditar que aquele garotinho, realmente não seja seu filho. Algumas vezes ele chega até a dizer "não sou seu pai" para Ezequiel, e mesmo assim, Capitu não se defende ou deixa transparecer qualquer coisa, apenas torna a dizer que Bento, esta ficando louco.
Quando Bento constrói a casa onde vai viver com Capitu, em outra cidade que não a que foram criados quando criança, ele constrói uma casa idêntica a de sua infância, é uma das coisas que mostra que o narrador deseja atar as duas pontas da vida .. a velhice e a infância, o nascimento e a morte...a casa, idêntica como a outra, onde ele coloca na sua sala de estar, quatro medalhões, os mesmos que haviam na outra casa, em um a figura de Nero, outro Augusto, Massisissa e César. O curioso é o que existe em comum entre esses quatro...as esposas foram acusadas de adultério, e foram mortas por seus maridos.
Não vou contar o fim do livro, porque seria eu, uma estraga prazeres !
Mas para encerrar, Bentinho fica solitário e frio, por nunca esquecer a mulher amada...e se ela o traiu de fato, ou se tudo não passou de imaginação desse personagem que manipula toda a leitura por ser apenas a opinião dele a ser exposta, isso cabe ao leitor decidir.
Eu acho que ela não traiu, sou mulher, sei que os homens são loucos e cegos diantes dos fatos, veêm maldade em tudo...sendo que somos nós mulheres as grandes vítimas!!!
(risos)
Nota: isso é o que eu entendi da obra, e da aula sobre a obra, caso eu tenha cometido algum erro ou equívoco, tenham liberdade de me corrigir! Afinal, eu nada sei.
XD

Nenhum comentário: