terça-feira, 7 de setembro de 2010

Independência ou Morte !!!!

Na verdade, essa frase talvez faça parte de um contexto alegórico que apenas enfeita toda a cena de independência do Brasil. Assim como muitas outras coisas que nos são ensinadas; A quem diga ainda, que nem montado a um cavalo D. Pedro estava! Boa parte disso , é exibida no Museu Paulista da Universidade de São Paulo, também conhecido como Museu do Ipiranga, situado no Parque da Independência, no estado de São Paulo.O projeto do edifício foi feito pelo arquiteto italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi, em 1884/1890. Como o nome já, diz, este foi construído devido a data, como um marco. Já que segundo a história relata, foi exatamente ali, ás margens do rio Ipiranga, que foi proclamada a tal independência do país, que até então, tinha boa parte em poder de Portugal. A como a corte portuguesa não se encontrava em São Paulo, oficialmente a independência foi feita no Rio de Janeiro, onde esta se encontrava. Eu gostaria, sinceramente, de me lembrar o porque D. Pedro deu o grito de independência aqui, as margens do rio Ipiranga, e não lá no Rio de Janeiro ... mas, provavelmente eu estive distraída nessa nota do passeio pelo museu. ( talvez fosse porque teriam que mudar o hino nacional, e retirar a primeira estrofe que se refere ao rio ipiranga....não, é bobagem minha só). Essa cena do grito de independência pode ser vista no quadro: Independência ou Morte; de Pedro Américo, 1888; Neste quadro vemos claramente D. Pedro dando o tal berro...vá lá que este quadro também tem alegorias suspeitas, notando o negro escravo ao rodapé, que pastoreia um boi com uma carroça carregada de troncos de árvore, sendo que não eram negros os escravos daquele período retratado, mas sim mestiços...segundo meu querido professor Chiquinho, D. Pedro estava com problemas intestinais naquele dia, só não me pergunte porque ele tem tal conclusão ou fato, porque este eu não sei! (diz meu amigo, que foi assim que ele afugentou os adversários...). D. Pedro havia então recebido duas cartas, uma de seu pai, que o dizia pra que voltasse para portugal, e uma de sua esposa, Maria Leopoldina de Áustria, que dizia "o pomo já está maduro, colhe-o já, se não apodrece" ... um incentivo para que ele declare então a independência.(eu até tentei fotografar o quadro, até que um guarda me chamou a atenção...não vejo pra que museu, sem nem ao menos posso fotgrafar...) Além destes, que já citei, alguns outros ilustres nomes aparecem ai, como José Bonifácio, que tinha sua Marquesa (que não, não era de Rabicó ...) Narcisa Emilia O'Leary.
Eu não sinto prazer em falar de Independência. De fato foi algo importante e que mudou o país. Mas eu não vejo tanta beleza nisso, já que depois e até antes, o país já era traído, e de belo só o que me resta, seja talvez o próprio museu. Nele existem artefatos dos séculos XIX e XX, louças, mobilias, moedas, botões, armamentos, objetos pessoais, obras de arte e até mesmo fios de cabelo, costume da época, guardar uma mecha dos cabelos. Quando estava subindo as escadarias internas do museu, vi algumas esferas de vidro com água dentro, postadas sobre as escadas, e fiquei curiosa, e mais curioso foi saber o porque daquilo. A escadaria, representa o rio Tietê. Ponto de partida dos Bandeirantes (que não são os três mosqueteiros...) e as águas que estão dentro das esferas, são águas dos rios desbravados pelos paulistas nos séculos, XVI e XVII, rios estes, Rio Paraná, Paranapanema, Uruguai e Amazonas. E as estátuas em volta, são dos Bandeirants, e a que centraliza é de D. Pedro.


Vale a pena ver tudo isso no museu, não digo no dia 7 de setembro, dia da independência e feriado nacinal, dia muito bacana pra estar com as pernas pro ar fazendo qualquer outra coisa que não, estudar História do Brasil. Se este dia, estiver chuvoso ainda, menos atraente ainda! Mas confesso que me diverti bastante, eu não sabia que haviam "maratonas á independência" ali no parque em tal dia comemorativo ! Mas disso tudo é bom saber que tenho um amigo que acorda cedinho, na chuva, pra me levar numa aula que além de chata, atrasou uma hora, e mesmo assim, essa pequena mente fértil manteve um ânimo que eu, não sei de onde poderia vir.
E o que eu aprendi sobre a data comemorativa ? Nada que eu já não soubesse. Mas acrescentou, já que percebi que talvez o país precise de outro grito de independência, mas esta devido ao fato de valorizarmos mais o que de fora vem, do que o que aqui dentro se cria! De uma certa forma, dependendo sempre, de outros países.

Nenhum comentário: