terça-feira, 31 de agosto de 2010

Romantismo.

Foi um movimento artístico , político e filosófico!! Não apenas uma das classes da literatura que mais me encantam. Ao contrário do Iluminismo que marcava a razão, o romantismo marca o lirismo e subjetividade e a emoção, onde são expostos sentimentos, amores trágicos ideais utópicos e desejos de escapismo. Inicia-se na Europa no século XVIII, perdurou até grande parte do século XIX.
Em uma época de grande rebeldia intelectual, onde na política surgia o liberalismo político, e no campo social marcava o inconformismo, o campo artístico marcava o repúdio as regras; Mesmo alguns autores neoclássicos já mostravam um sentimento romântico, o que viria a ser descoberto mais tarde, e que os levaria ao termo pré-roamânticos, nesta classificação, Franscico Goya e Bocage.
O Romantismo se manifestou de diversas formas artísticas, mas sobretudo, na literatura e na música. No Brasil , o Romantismo surge com a Independência em 1822.
O Romantismo é marcado por tres gerações:
1° - características centrais, subjetivismo, sonho, exagero, a busca pelo exótico, nacionalismo, a idealização do mundo e da mulher, a depressão por essas idealizações não se materializarem de fato, a fuga da realidade, a mulher amada e desejada, ao mesmo tempo intocada.
2° - o pessimismo o gosto pela morte, religiosidade e naturalismo. A mulher era alcançada porém a felicidade não era atingida.
3° - transição do romantismo para o realismo, denúncia de vícios e males da sociedade, irônia (Eça de Queiróz) , mulher idealizada e acessível.
Individualismo, subjetivismo, idealização, sentimento exacerbado, egocentrismo, natureza interagindo com o eu lírico, grotesco e sublime, medievalismo, indianismo, Byronismo (inspirado no poeta inglês,Lord Byron), são características que marcam o Romantismo.
Romantismo no Brasil:
Os romances no brasil podem ser classificados como indianistas, urbanos, históricos ou regionalistas. A primeira geração, nacionalista e indianista, focavam o índio e a natureza.(Gonçalves de magalhães, Gonçalves Dias, Araújo Porto Alegre) A segunda geração Byroniana e Ultra-roamantismo, recebeu a denominação de mal do século por abordar termos obscuros como a morte, amores impossíveis e a escuridão. (Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela, junqueira Freire, Pedro de Calasans), a terceira geração, conhecida como Condoreira, simbolizada pelo Condor, uma ave que costuma construir seu ninho em lugares muito altos e tem visão ampla sobre tudo, ou Hugoniana, referente ao escritor francês, Victor Hugo. As caracteristicas dessa geração, são o erotismo a mulher com virtudes e pecados, o abolicionismo, a visão ampla o conhecimentos sobre tudo, a realidade social e a negação do amor platônico, onde a mulher poderia vir a ser tocada. (castro Alvez, Sousândrade, Tobias Barreto)
Essas gerações não se aplicam no Brasil onde o romantismo não foi marcado por gerações e sim por estilos de textos, indianista, urbano ou regional, e esses acontecem simultâneamente; O Romantismo no país perdurará até 1880, com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, por Machado de Assis, em 1881 ocorre a passagem para o realismo.
Principais escritores no Brasil:
Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Castro Alves, Joaquim Manuel de Macedo, José de Alencar, Manuel Antônio de Almeida, Bernardo Guimarães, Franklin Távora, Visconde de Taunay e Machado de Assis (tenho uma certa preferência por este).
próximo post, falo sobre Dom Casmurro !

Nenhum comentário: