domingo, 29 de agosto de 2010

Revolução Francesa;

Diferente da Indústrial, esta Revolução foi política e social, tendo resultados mundiais, de 5 de maio de 1789 e 9 de novembro de 1799, com uma monarquia absolutista, onde o poder do Rei era justificado pelo direito divino e onde a estrutura social era injusta e esmagadora sobre a grande parte da população. Considerada uma das maiores revoluções da história, a Revolução Francesa da ínicio a a idade contemporânea, termina com o feudalismo surgindo o proletariado, e proclama os príncipios universais de "Liberté, Egalité, Fraternité," (liberdade, igualdade, fraternidade;) frase de Jean Jacques Rousseau. Em meados do século XIX a França passa por várias repúblicas (coisa pública) uma monarquia constitucional e dois impérios.
A França era dividida por tres estados: Clero (primeiro estado), Nobreza (segundo estado), Povo (terceiro estado), cada um desses estados contava com suas próprias leis, e com um Rei que detinha o poder, nesse tempo, ainda um país feudal, a França era o país da Europa com melhor agricultura passando por uma crise em 1787 , por falta de chuva (seca!) que logo foi compensada em 1788 por outra crise por excesso de chuva (enxentes!). Além da nobreza Rural, a França passava por um crescimento em relação a riqueza, pelo fato de que o crescimento da Indústria era bem notável.
A Revolução pode ser dividida em quatro períodos: Assembléia Constituinte, Assembléia Legislativa, convenção e Diretório.
Assembléia Constituinte: Ocorre em 9 de julho de 1789 e vai a 30 de setembro de 1791; Em 14 de julho a tomada da prisão da bastilha, símbolo de poder real e depósito de armas. Aprova-se a solene DUDHC (direito universal dos direitos do homem e do cidadão), e nessa fase que termina o feudalismo.
Assembléia Lesgislativa:8 de outubro de 1791 e vai até o massacre dos dias 2 a 7 de setembro do ano seguinte, 1792; Fase em que a França declara guerra a Áustria, ataca o Palácio das Tulheiras, a família real é presa inicia-se as revoltas monárquicas na Bretanha, Vendei e Delfinado, alguns motins pela fome;
Convenção Nacional: de 20 de setembro de 1792 ate 26 de outubro de 1795; Dominada pelos jacobinos ( partido de pequena e média burguesia, partido de esquerda) criam o comitê de salvação pública e o comitê de segurança geral, iniciando o reino do Terror, abolição da monarquia faz com que muitos nobres saiam do país, o Rei Luís XVI foi condenado por traição e desvio de verbas para os contrarrevolucionários, e foi condenado á guilhotina em 1793; ( quem dera se nos tempos de hoje, existisse guilhotina por desvio de verbas públicas ...) nota: a guilhotina, criada por um médico , era uma morte "nobre" e nem todos tinham o direito dessa morte "rápida e indolor" , para os outros, apredejamento,ficar amarrado a um tronco onde cada cidadão teria o direito a dar uma paulada, ou ficar exposto ao sol por dias com cortes pelo corpo, ou até mesmo , uma morte em que era cortado o couro cabeludo, deixando o crânio exposto ao sol até ferver o cerébro do condenado... um tanto quanto cruéis não ?!
Diretório: segue de 1793 até 1799; também conhecida como "reação terminadoriana".Elabourou-se uma nova constituição com o propósito de manter a alta burguesia (girondinos) livre de ameaças. Essa fase é marcada pelo golpe de 18 de brumário, em 9 de novembro de 1799, onde o general Napoleão Bonaparte é levado ao trono. Depois quando Napoleão Bonaparte é derrotado, volta a monarquia com Luís XVIII;
Girondinos: Partido Politico de direita, formado pela alta e média burguesia.
Jacobinos: Partido politico de esquerda, formado pela média e baixa burguesia.
Pantaneses: partido politico centrista, sem ideologia definida, formado pela alta burguesia.
As causas da Revolução Francesa são remotas. Divida pelos tres estados, clero nobreza e povo, onde nas votações, o terceiro estado sempre saia prejudicado pelo 2X1 !!! Até o terceiro estado se revoltar, literalmente.
Consêquencias da Revolução:
-Burguesia se tornou classe hegemônica homogênea;
-Liberal (anti-absolutista)
-democrática
-burguesia se torna universal
pergunta básica de vestibular! - Revolução Francesa , popular ou burguesa ???
Burguesa! teve participação popular sim, porem o povo nunca levava nada ¬¬
Minha conclusão: A guilhotina deveria voltar, com as mesmas regras de antigamente SÓ pra quem está de fato no poder ;)

Nenhum comentário: