quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Evolução Indústrial !!!

Vamos de História geral hoje!



Ou como você e eu aprendemos, Revolução Indústrial. Iniciada em meados do século XVIII na Inglaterra, a revolução Indústrial foi uma revolução economica, com desdobramentos sociais, que transformaram as técnicas de produção e consolidaram o capitalismo. Foi essa revolução que encerrou o feudalismo, deixando a burguesia com total controle de produção e capital. Capital, não é aquele dinheiro que você e eu conhecemos....é MUITO mais do que isso, porque provavelmente, você é pobre como eu e nunca viu tanto dinheiro na vida ;)
Mas que porra afinal, foi a Revolução ou Evolução Indústrial ?
Foi básicamente a substituição do homem pelas máquinas. As primeiras máquinas construidas foram as máquinas a vapor,que funcionavam a base de água para produzir tecidos,e então a segunda fase da revolução , a criação da locomotiva. Um avanço extraordinário, com um trem que alcançava uma super velocidade de 40 á 45 km/h !!!! (provavelmente até cavalo corria mais, porem a locomotiva podia carregar mais carga ). Como tereceira fase da revolução, surge o primeiro computador, que na época era do tamanho de uma sala de aula, e tinha uma espécie de geladeira em torno de si, para evitar o super-aquecimento, esse computador, era usado para medir a mira exata dos canhões. Depois dele, com um material chamada Silicio (capaz de armazenar uma grande quantidade de dados, só não me pergunte como), foram criados novos computadores, mais modernos, e isso chega até os dias de hoje, por isso a revolução indústrial não "foi", ela "é", ainda está em curso, de fato. ---NOTA: o local onde se concentra a maior produção de silício no mundo são os EUA, portanto eram os maiores produtores de Pc's, até algum japonês ligeiro descobrir que podia ser utilizado outro material que tinha a mesma capacidade do silíco: o barro. Criando a cerâmica, e tornando-se até os dias de hoje, os maiores produtores de computadores no mundo. Assim a revolução também chega ao Japão.
Bom,voltando ao século XVIII, surgiu o operário, ou ploretariado, sujeito que assim como você, ganhava um mísero salário pelo trabalho executado, operar as tais máquinas. Mas, para que você possa sentir-se um tanto quanto mais valorizado, saiba que as condições de trabalho, naquele tempo, eram extremamente humilhantes; Usavam mulheres e crianças para que o salário fosse mais baixo e a empresa pudesse lucrar mais, e ainda por cima muitas das mulheres operárias eram abusadas em seu local de trabalho. E fique mais feliz ainda, porque o salário mínimo nem existia, e a quantia paga era muito menor que seus 510,00$ mensais! O salário era baseado em uma quantia para que a pessoa pudesse sobreviver, porém não existe uma definição exata de qual seja o nível de subsistência. Devido a isso, alguns operários se manifestaram, e com isso surgia as famosas "rebeliões" (rsrsrs) mentira. surge alguns movimentos como por exemplo o Ludismo. Quer saber o que foram os Ludistas né?
Imagine um operário revoltado, destruindo uma máquina por ter tomado seu trabalho. Imaginou? Então..ele era um Luddista!!! Não é a toa que esse movimento é lembrado como "quebradores de máquinas" .
Os vestibulares costumam perguntar se o termo correto é Revolução, ou Evolução Indústrial, mas as duas formas estão corretas, porém depende do ponto de vista a ser discutido. Ao meu ver, Evolução é o termo . Existiram contragostos na época, e realmente deve ter sido algo notóriamente ruim, pelas péssimas condições de vida dos operários. Porém sem a Revolução, talvez você não teria ao menos nascido. Sua mãe provavelmente teria morrido de parto ou qualquer outra doença..na verdade ela mesmo não, mas sua bisavó ou avó sim, afinal , com a revolução foi possível evoluir medicinalmente, e ter controle de doenças simples como morrer em parto, pestes ou outras coisas do tipo. Sem as máquinas a humanidade não iria evoluir em praticamente nada, ou realmente nada.
Curiosidade para você cidadão Brasileiro: O salário mínimo, já como diz o próprio nome, é o valor mínimo que pode ser pago a um trabalhador por seus esforços. Porém essa quantia deve ser analisada para que este mesmo, tenha condições de sobreviver a base disso. Quando criado aqui no Brasil, ele era um valor equivalente a 65,00$ !!! Isso se você não faltasse no trabalho, é claro ;X !!! Porém com a mudança de governos isso foi evoluindo, até chegarmos aos 510,00$ de hoje em dia. Essa é a quantia do salário mínimo do Brasileiro, porque somos lamentávelmente pobres!!! Ao ponto de ser crer, que dá para sobreviver com isso numa boa ... mas por incrível que pareça, para 70% dos Brasileiros isso foi algo milagroso, pelo fato da massa ser muito pobre. Em países como os EUA, o salário mínimo equivale a 1,500,00 DÓLARES. E pra ser mais desesperador...na Europa é pago cerca de 2,000,00 EUROS. Na França por exemplo, se você é formado em Engenharia (exemplo) e trabalha em Telemarketing, você ganha um salário desemprego por não estar atuando na sua área, mais o salário do cargo que esta ocupando ! E o que concluimos com isso ?
Tirar cidadania em um desses países é uma boa idéia !
Como sou cidadã Francesa por hereditariedade, vou pensar seriamente em morar na França depois de me formar....
=)

Nenhum comentário: