sábado, 7 de agosto de 2010

Deposição Ácida!

Chuva ácida, ou deposição ácida é um fenómeno que ocorre graças aos gases poluentes liberados no ar, como o óxido de azoto e o enxofre. O óxido de azoto é gerado por altas temperaturas pela queima de combustíveis fósseis, e o enxofre pela oxidação de impurezas sulfurosas que estão presente na maior parte, em carvões e petróleo, mas o enxofre também é liberado pelos vulcões!
Um saco não é?
Eu tenho que saber exatamente o que é, como ocorre e como podemos reverter o processo da chuva ácida. Isso, porque o vestibular todo maldito ano inclui umas duas questões sobre isso, que eu devo matar pra me dar bem!!! Então, vamos ao MEU entendimento sobre a "coisa" :
Ah água, em seu estado correto, tem o pH de 5,6 por 20°C ... porém, como a atmosféra tem alguns compostos, mesmo quando não poluída esse pH é alterado e baixa, ficando ácido. Esses compostos orgânicos são gerados até mesmo por trovões, o óxido de azoto e o gás carbônico. Essa junção, vai resultar num ácido fraco, conhecido como ácido carbônico!Os ácidos fortes, são formados pelos gases poluentes que formam o azoto e o enxofre, ao se misturarem com água atmosférica, geram o ácido sulfúrico e o ácido nítrico (não, não chove ácido sulfúrico, porque se isso viesse a ocorrer, ficaríamos sem pele, porem quando ele se mistura a água, fica mais fraco) A principal fonte desses poluentes que geram os ácidos fortes é a queima de combustíveis fósseis (petróleo, diesel..) Mas não só na queima desses combustíveis usados em veículos, para a produção de energia eléctrica e térmica também. O enxofre ainda conta com um meio da natureza para se propagar na atmosfera, os vulcões.
CO2 + H2O = H2CO3
(sim....eu também odeio essas escritas que lembram Grego)
Bom, vou explicar *-*
CO2 : é o gás carbônico \ô/
H2O: pelo amor de Jeová...todo mundo deve saber esse...mas por via das dúvidas, água!
Os dois compostos químicos juntos, sofrem um processo de ionização, levando o composto final H2CO3 para gotículas de chuva em nuvens, nevoeiros, gelo, e até mesmo no orvalho, por esse fato que aplica-se o termo deposição ácida, porque o fenómeno pode ocorrer mesmo na ausência da chuva.


Os efeitos da deposição ácida são diversos, incluem florestas, massas de água doce,solo e também afectam a saúde humana. Você já deve ter visto uma história triste em algum documentário na TV, onde mostravam ursos polares com fome, morrendo por falta de alimento e pelas calotas polares derretendo, a precipitação ácida contribui pra isso, já que o plâncton é sensível a tal acidez e morre, e alguns peixes de grande porte se alimentam do plâncton, e esses peixes produzem parasitas que alimentam peixes menores, e esses alimentam os pinguins, e os pinguins alimentam leões marinhos e ursos polares. Um morre, logo surge um efeito dominó fazendo com que todos os outros em sequência morram, levando ao risco da extinção das espécies.Além disso, na água a precipitação ácida leva a mudança de pH, existem alguns lagos, lagoas que não possuem praticamente nenhuma espécie de peixe, devido a isso.Sobre as florestas os danos não são menores, as árvores são danificadas e isso é visível a olho nu, já que as folhas são corroídas até caírem, ela sofre perda de cálcio e fica praticamente seca, mais frágil a temperaturas e fungos, isso pode levar a planta a morte. Os efeitos sobre a saúde humana ocorrem devido aos ions tóxicos que são liberados no ar, águas contaminadas por compostos da precipitação ácida, também ajudam no aumento de casos da doença de Alzheimer. Fora isso tudo, também causam aumento de corrosão atmosférica, isso danifica estruturas sólidas como Edifícios, monumentos históricos, e principalmente quando os mesmos são feitos de calcários ou mármore. ( isso é o que o ácido sulfúrico faz ao invés de arrancar sua pele)
As regiões mais afectadas são a Europa, EUA, Canadá, China e Taiwan.
Foram encontradas algumas soluções que podem diminuir esses efeitos, usinas podem usar alguns compostos que inibem o azoto que é liberado pelo combustível fóssil, no caso das usinas o carvão, conservar energia, usar transporte coletivo, metrô, utilizar fontes de energias menos poluentes, purificar os escapamentos dos veículos (não digam isso ao meu pai e sua Brasila amarela ) e usar combustíveis com baixo teor de enxofre! (já que não dá pra dizer a um vulcão, para não entrar em erupção né?)
Enfim, isso foi o que eu entendi (ou não) sobre chuva ácida, eu já estou colaborando com o planeta, porque pego o maldito metro todos os dias =)

Um comentário:

Tabata Linnhoff disse...

SHAUSHAUHSUAHSAU'
Praticamente uma aula de quimica, pow Terumy pqe vcê não escreveu isso no ano passado tinah tirado um 9 e provavelmente acerteado essa questão no vestibular!Bom, na minha prova a Fuvest tinha 5 questões sobre a bendita chuva acida!Então a melhor coisa que você realmente faz é realmente entender sobre ela! :D

A Professora Vera do Celestina ia ficar muito feliz com esse POST', ela pensa que so tem bobagens nos blogs! HHSAUSHAUSH