segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Gracias madre!

Existe uma fase na vida do ser humano, em que só a própria mãe o atura;
A adolescência... ou aborrecência, como dizem alguns.
Fase complicada, afinal, você tem mais de 13 anos, portanto não é criança .. porém ainda não tem 21 anos, então também não é adulto. E o que é então?
Um grande poço de dúvidas, caminhando a favor da maré, mesmo achando que contra.
Afinal, é mais fácil ver um ser nesta fase, indo de encontro, do que contra, sabe como é, os famosos, "grupos sociais".
Muitas vezes a aceitação social, vem de forma vulgar, ou violenta, ou mesmo exibicionista.
Creio que exibicionismo seja o maior fator.
Mas vamos ao que me levou a escrever tamanha bobagem construtiva!
Assim como eu, qualquer um ao andar nas ruas, ou mesmo sentar-se em frente ao computador em algum site desses de relacionamento, pode notar o quanto a idade faz sim, a cabeça das pessoas. E eu só percebi isso, quando percebi que havia saído finalmente dessa fase conturbada. E só percebi, porque não vejo minha mãe reclamar mais das fútilidades de antigamente, vindas de mim.
Sim, vou criticar algo que conheço bem, e todos conhecem, quem não conheceu, logo logo vai entender.
Povos antigos, já usavam as tribos para identificação e meio de sobrevivência. Essas tribos tomaram grandes proporções, se multiplicaram e se distiguiram umas das outras, algumas cultuando divindades, usando a religião, outras cultuando homens.Todas, com a mesma finalidade: o controle, o poder, a manipulação, a aceitação;
E o que isso tem em comum com seu vizinho cheio de espinhas, que nesse momento esta trancado no quarto ouvindo Restart e pensando que a vida dele é uma droga?!
Tudo.
Note que se esse mesmo pequeno ser indigesto, não esta infiltrado em algum grupo, logo estará. É um fato que nessa fase da vida, o ser humano precisa ser "compreendido" ... o problema é que mesmo que isso ocorra, ele não vai perceber e vai continuar a lamentar o porque veio ao mundo. Mas essa fase, começa a se fundir a outra, não deixando de lamentar e sentir-se injustiçado, o pequeno projeto de adulto, que não é mais criança, resolve unir-se aos que melhor se encaixam a esse seu perfil. "Diga com quem andas, e te direi quem és..."
Tribos. Voltamos a origem da ordem, ou desordem, como preferir. Mas ao contrario da tão falada "nova ordem mundial" , essas pequenas demonstrações, não buscam objetivamente algo, mas acreditam buscar. Uma forma de criticar o meio, de dizer o que pensa, de se vestir, de pintar um muro, de cantar uma música (essa hoje em dia esta bem fraca), logo, os grupos se auto-denominam e agem;
Agem? Bom ... as ações são diferentes das que citei originais ... são sim, uma forma de buscar o auto-entendimento ou mesmo "ter o poder" , (todo adolescente sonha em dominar o mundo...). As diferenças são as formas inúteis como essas acontecem. Eu mudo meu corte de cabelo para te chocar, eu ponho 232 pircings no corpo para te chocar, eu ando todo de preto ou todo colorido para te chocar, eu ouço um som alto para te chocar,eu saio nas ruas pixando muros para te chocar, eu fumo para te chocar, bebo para o mesmo, mas, eu nunca irei assumir que é para te chocar, direi que é por "me sentir bem, ser eu mesmo, e afins";
Mas se eu me sinto tão bem, porque é que eu ainda me sinto incompreendido e digo que meus pais não me entendem, que eu nunca mais vou amar ninguém, e que meus amigos são todos uns falsos?
Porque pequeno ser, você ainda é adolescente.
De fato, crê que o mundo gire ao seu redor, que tudo aconteça com você, e que não exista dor maior, problema maior, do que os seus.
É uma fase egoísta.
Fase, diga isso a um adolescente e prepare-se para ouvir um discurso filosófico nada coerente sobre a tal palavra, tão repulsiva para ele. "Fases passam, isso sou eu, e eu serei sempre assim.." coisas do tipo;
Uma fase de apegar-se ao que não é fixo, crendo que o mesmo será eterno, sendo que nem mesmo nós somos. Somos mutáveis, graças a evolução, Deus ... vai saber.
Hoje em dia reclamamos que essa nova geração ouve um som que só cita o amor, a dor deste sentimento, e a melancolia colorida. Reclamamos que os garotos usam mais chapinhas e alisantes capilares do que as próprias mulheres. Mas creio que seja esta uma geração mais maleável, menos agressiva. Não podemos negar que mais desinteressada com o todo. Mas o fato de que todas as gerações têm tribos diferentes e fases, menos mal que a atual não seja tão preconceituosa e agressiva. É inevitável que as tribos continuem a surgir do nada e voltar para esse nada, é inevitável que esses pequenos seres passem por isso, porque isso é o que os tornará adultos um dia, assim como é impossível dizer a eles que é uma fase, que talvez seus pais não sejam tirânos e que seus amigos, na verdade, não passam de um grupo social, que ele precisou entrar para sentir-se um pouco mais existente.
E quando essa fase que ele tanto acreditava ser eterna passar, ele talvez escreva sobre o quanto acha rídiculo ver uma foto, com 15 adolescentes, pixando um muro, com uma frase de agressão ao sistema, escrita errada.........
E é ai que ele vai pensar:
Eu já fui assim! E nem ao menos me lembro o porque ... hoje sim eu deveria me trancar e chorar, quem me dera que a dor, fosse só de amor, e que meu maior problema, fosse compreender a mim mesmo.















" Quanta mudança alcança o nosso ser ? Posso ser assim, daqui a pouco não..."
[ O Teatro Mágico ]

3 comentários:

DISSIDENTES disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DISSIDENTES disse...

E aí Terumy, não me lembro de ter ligo algo sobre adolescência tão legal e verdadeiro como o seu post.
Enquanto o lia, lembrava da minha adolescência, e rachei o bico.
Mas, pixar o muro, isso eu num cheguei a fazer não. Hahahahaha...
Bjos!!!

Toni

Tabata Linnhoff disse...

Eu fui bem sincera com vocÊ ao dizer que não sabia mas o que querer da vida, depois do meio metro, e eu me senti confortavél para conversar com vcê e deixei isso beem claro.
Até que um dia no twitter vc postou sobre a adolescentes rebeldes e eu twittei assim GRAÇAS A DEUS EU JÁ SAI DESSA FASE' e vcÊ me respondeu peraí qntos anos vc tem? Eu disse 18 anos e vc AHHHN vc é adolescente por uns 3 anos ainda , é tudo fase Calma que passa .. eu pensei em responder assim :

"Fases passam, isso sou eu, e eu serei sempre assim.."


--' mas achei uma frase muito clichÊ e deixei para lá me conformando com as minhas duvidas e minhas incertezas do meu dia a dia. Adorei esse POST' ta bem original .