segunda-feira, 4 de outubro de 2010

E você, vai apertar a tecla da indiferença?

Em abril de 1984, pessoas iam as ruas de São Paulo em busca de um direito de escolha. O movimento "Diretas Já", triunfou depois de muita censura, ergueu a bandeira da democracia livrando a população de um Regime Militar. E o que um dia foi um sonho realizado por uma luta, hoje é um picadeiro. A democracia tornou-se, uma grande amostra de inconsciência.
Lançada um ano antes, em 1983, a ideia do movimento pelas eleições diretas veio de Teotônio Vilela. A primeira manifestação ocorreu em Pernambuco, organizada pelo PMDB. Seguiram-se manifestos em Goiânia, Curitiba, São Paulo etc; Mas a repressão era grande, direito de expressão era praticamente inexistente, pra não falar da violência que sofriam aqueles que buscavam seus ideais.
Mas mesmo em meio a uma luta que por muito tempo pareceu vencida, as manifestações ganharam forças, até que no ano seguinte 1984, o movimento cresceu e teve enfim forças para uma grande mobilização. São Paulo, 16 de abril 1,5 milhão de pessoas caminhavam da Praça da Sé até o Vale do Anhangabaú, todos ali para apoiar uma caminhada rumo a redemocratização do País . Essa foi a maior manifestação pública da história nacional.
O povo descontente com o regime Militar,juntava-se a estudantes, lideranças sindicais, civis, artísticas e jornalisticas, e também contava com ilustres personalidades. Liderados por Tancredo Neves, Franco Montouro, Orestes Quércia, Fernando Henrique Cardoso, Mário Covas, Pedro Simon, e nosso atual presidente, Luis Inácio Lula da Silva.
O militarismo, via-se ameaçado a perder o poder de uma hora para outra, e começou então a lançar medidas estratégicas contra o povo.Em 25 de abril de 1985, era votada a emenda das eleições diretas, que perdeu, já que 112 políticos aliados ao regime, não compareceram ao plenário da Câmara dos Deputados no dia das votações,uma bela manobra que derrotou a emenda por não alcançar o número mínimo de votos. João Figueiredo, o então presidente, aumentava a censura a imprensa, e ordenava prisões. Alguns célebres nomes da politica atual, atuavam em meio a ditadura naquele tempo, um deles Paulo Maluff (um deles, pq falar todos é deprimente).
Mas mesmo a Emenda de Dante Oliveira tendo sido rejeitada em uma votação manobrista, o movimento das diretas já conseguiu a redemocratização, o poder civil volta em 1985, Tancredo Neves vence para presidente no Colégio Eleitoral,e é aprovada em 1988 uma Constituição Federal, para as eleições democraticas de 1989, que viriam a eleger nada mais nada menos que "Fernando Collor de Mello"; A primeira amostra de que o povo, vendo a oportunidade de votar, começava uma caminhada que iria se estender até hoje: votar no mais bonito (o que houve com Collor) votar no mais famoso, votar no mais rico e diplomático, sem nunca ter consciência de que, 4 anos não são 4 dias.
Entra ano e sai ano, e o povo continua nessa jornada rumo ao nada, elegendo e reelegendo personalidades que ai, nesse resumo histórico, já apareciam. Alguns como manifestantes, alguns como repressores, um ciclo interminável, de políticos que retém o poder a anos, sem nunca cumprir as "tais promessas" que fazem com que alguns, desprovidos de conhecimento e memória, dêem seus votos (ou vendam ... ).Vemos um partido conservador, que a 16 anos deveria ser responsável pela educação brasileira, e ao invés disso, é responsável por milhares de cidadãos serem aprovados no ensino médio, com nível de ensino primário. Cabível, para manter-se no poder, é necessário manter um povo sem conhecimento, e sem expectativas, muitos hoje levantam da cama, e não sabem ao menos para que. Mas ao invés de o povo ver isso, o povo reclama de um presidente "analfabeto", que lhes deu o pro uni, aumentou seus respectivos salários que até então, numa era "FHC", com certeza não daria a oportunidade de um operador de tele marketing comprar um "nike", mal dava-se para viver, e sobrevivencia seria a palavra. Todo cidadão que se preze sabe o que significou a era FHC (Fernando Henrique Cardoso para quem não souber). Agora, responda-me ai vc, qual é mesmo o partido dele, que tanto fez pelo País?
Pois reclamar de um PT morno, é mais fácil do que lembrar-se de um PSDB devastador. Devastador para você que assim como eu não ganha 10,000 reais por mês e espera conseguir prosperar na vida.
E o que me revolta? Além de ver o picadeiro eleger palhaço para Deputado Federal como "protesto", é eleger para um segundo turno um sucessor de FHC dentre tantos outros do mesmo partido que só tendem a nos voltar para um passado nada glorioso, é ver meu vizinho que nasceu pobre, votar num partido que apoia a classe média para alta, e dizer que não prosperou nos últimos anos, e olhar para a casa dele, ver que aumentou uns 8 cômodos totalmente acabados, ver que ele comprou dois terrenos, dois caminhões e tem uma família que come e tem oportunidades, e que não se recorda, de que um dia, não teve condições de nada disso, batendo no peito e dizendo "voto pela mudança, voto pra prosperar" . Não poderia eu, esperar outro pensamento de alguém que elege um partido como o PSDB, que já retém seu poder em seu "mundinho" mas descontente com isso, anseia conquistar o que poderia ser, de quem ainda nada tem.
O País reclama de falta de opções, mas só esse ano teve duas boas novas opções para Presidência da Republica, porem esses, minoria dos votos, mostra que a população reclama, mas persiste no erro. E não contentes em mostrar sua falta de conhecimento em um turno, o povo precisa de dois!
Agora, é torcer para que o país não piore mudando para um governo, que está na lista dos piores da história nacional, e torcer mais ainda, para que se mantenha caminhando devagar, porque antes devagar, do que estacionados para aqueles que tem menores condições; E assim vamos, um dia caminhamos rumo ao progresso, hoje, caminhos rumo as piadas.




Nota: o fato de FHC estar no manifesto das Diretas Já não o torna um politico melhor, já que, muitos só participaram da manisfetação por interesses próprios ;)

Nenhum comentário: