quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O ciclo das crises capitalistas

Antes de entender uma crise, é preciso que se entenda o capitalismo. Uma coisa incoerente que ainda há quem defenda. Capitalismo, que também é chamado de sistema politico-econômico ocidental, ou ainda pela ironia da palavra, liberalismo. É controlado por meios de produção privadas com fins lucrativos, e acumulação de capital. Mas vamos a prática.

O capitalismo gera um ciclo, um ciclo de constantes quedas, e subidas. Onde alguém cria um produto,( exemplo um telefone celular)que de início é caro e poucos tem acesso, mas logo fica barato e a população em maioria adquire, e quando todos já tem, ninguém mais compra, e o produto cai. Novamente é formulado um celular, agora, um mais moderno, que inicia caro, barateia, todos compram, e caem as vendas.... assim, sucede-se o ciclo;

Porém em 1929, o ciclo teve um fim trágico, e a bolsa de valores teve uma quebra gerando uma das maiores crises economicas da história.
Bolsa de Valores ... da forma mais simples, é um banco gigantesco. Onde que tem dinheiro (dinheiro em alta quantidade...) investe,( no Brasil investimentos assim ocorrem na Petrobras, onde você compra ações, dá uma grande quantidade em dinheiro, recebe um "papel" (documento) em troca, seu dinheiro fica sendo investido, e com esse capital eles investem no Petróleo. Porem, é uma operação arriscada (ver comercial da petrobras), já que diferente de um Banco comum, onde você investe seu capital e se algo der errado você é indenizado com seu dinheiro de volta, esse tipo de aplicação se por ventura der errado, você perde seu capital. Porem, quando algo assim vai dar errado, geralmente eles avisam antes, e quem for esperto, pega seu "papel" e troca pelo capital que investiu, sendo assim, a maioria retira seu dinheiro da empresa, essa perde o capital de giro, não tem como investir , e a bolsa, quebra).E foi justamente isso que houve em 1929; Mas a Petrobrás foi só exemplo, isso ocorreu nos EUA.
Devido ao capitalismo, as indústrias estadunienses produziram um excesso de mercadorias, que o povo já possuía, e não iria dar conta de comprar, logo começaram a exportar tais produtos. Isso, ocorreu logo após a primeira guerra mundial, onde a Europa estava devastada por ser o palco da guerra, e importava portanto, dos EUA , já que suas indústrias estavam devastadas, assim, os EUA começaram a produzir muito, vender muito, e gerar muito emprego. Mas, a Europa começou a se recuperar e diminuir as importações, e os EUA sofreu a super produção, não tinham para quem vender, e havia mais produto do que consumidor. Alguns outros países ainda importavam seus produtos.Porem os países que compravam paravam as importações, por estar á vista uma crise, e como forma de segurança, parar de comprar de fora e investir no PIB nacional era uma saída pra manter-se longe da crise. Sendo assim, os EUA quebraram com produtos que não tinham mais vendas. Muitos acionistas perderam todo seu dinheiro da noite para o dia. E uma população que antes tinha tudo, já não tinha mais nada. Todas as lojas fecharam por falta de dinheiro, os bancos estavam as minguas e a população toda desempregada. Imagine você acordar, não ter dinheiro, emprego e ver as ruas desertas, ou cheias de pessoas desesperadas ao procurar assistência social;
Mantinha-se bem a Rússia, por ser um país socialista, fechada para o mundo capitalista. Que não sofre o ciclo capitalista, e investe só no produto interno bruto.
O presidente dos EUA Roosevelt, adotou uma medida de um economista chamado Keynes, que teve uma obra economica clássica. Investir em obras publicas, e gerar empregos. Porem, como fazer isso em um país falido ? Todo país tem suas economias, seu capital acumulado pelos impostos do capitalismo. E foi justamente essa a ideia de Keynes: investir em obras publicas através do capital acumulado, e pagar um salário desemprego para quem não tivesse como trabalhar nas obras publicas, assim, o povo teria dinheiro, iria comprar, e sairiam da crise. De inicio Roosevelt não adotou a medida, pq um país capitalista não mexe no próprio bolso, mas logo teve que adotar a ideia, ou as coisas iriam piorar. Assim, o país saiu da crise de 1929; Mas, muitos países foram afetados, já que EUA é asim como a Rússia uma das maiores potências. E alguns países afetados, sofreram com regimes de extrema-direita,os nazistas, comandados por Adolf Hitler na Alemanha, e Mussolini, na Itália.A crise teve seu fim marcado pelo inicio da segunda guerra mundial, que para não dizer que a Rússia venceu sozinha ( pq será heim?!), colocamos ai os outros integrantes do Eixo:EUa, Japão, China ,França,Canadá e Grã-Bretanha.
O Brasil não sofreu praticamente nada com a crise de 1929, nesse período o país produzia praticamente só café. Mas Getúlio Vargas, queimou todo o café produzido, pagou os cafeicultores, para que esses pudessem investir em indústrias, assim o pais iria produzir bens de consumo sem precisar importar. E de onde ele tirou tanto dinheiro, pra queimar café e pagar o povo ? Ele simplesmente mandou "fabricar papel moeda" ...
Essa foi a mesma medida tomada por Barack Obama, em 2008/2009; Os EUA mais uma vez enfrentava uma crise, e mandou imprimir alguns trilhões de doláres, investindo em indústrias que os salvariam mais tarde dessa crise. O Brasil mais um vez não sofreu, como medida, o governo retirou os impostos de alguns produtos, (exemplo os eletrodomesticos linha branca) diminuindo o valor, e fazendo o povo consumir mais, e as indústrias, produzirem mais, essa medida, ajudou a população brasileira a não passar pela crise, e somente o governo perdeu um pouco com isso, já que não lucravam com os impostos, e não acumulavam capital. Nos tornamos referencia, e alguns países chegaram a perguntar para o nosso presidente, o que ele havia feito.


"Ela (a crise) é conseqüência da crença cega na capacidade de auto-regulação dos mercados e, em grande medida, na falta de controle sobre as atividades de agentes financeiros. Por muitos anos especuladores tiveram lucros excessivos, investindo o dinheiro que não tinham em negócios mirabolantes. Todos estamos pagando por essa aventura. Esse sistema ruiu como um castelo de cartas e com ele veio abaixo a fé dogmática no princípio da não intervenção do Estado na economia. Muitos dos que antes abominavam um maior papel do Estado na economia passaram a pedir desesperadamente sua ajuda." Lula.

E assim vamos de crises em crises, vivendo o cego capitalismo. E ainda sou obrigada a ouvir pessoas que dizem que o "socialismo" é algo "falido"; A Rússia que o diga.

Nenhum comentário: