segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A Indústria da fome;

Sabemos que apesar da melhoria em nosso país, que agora garante mais alimento sobre a mesa das famílias, ainda temos muito o que melhorar, afinal os índices da fome são visíveis onde quer que você viva.Não é cabível á mim, dizer sobre o que não sei, por isso procuro sempre uma fonte segura, ou mesmo ver os fatos antes de escrever sobre. Mas, algumas cenas de miséria já são um "retrato" em nosso meio, que chegamos muitas vezes a não perceber e passar batido.
Uma pesquisa feita pela BBC(pesquisa sobre Políticas Alimentares), mostrou que o Brasil esta resolvendo o problema da fome e da miséria, tendo já resolvido a metade. Na década de 80, o Brasil pontuava 10,43 num ranking, sendo zero a melhor pontuação. Em 2003 a mesma pesquisa com familias brasileiras, mostrou uma melhoria pontuando 5,43 , ou seja, metade do problema resolvido. Especialistas afirmam que grande parte dessa melhoria, é devido ao Bolsa-Familia, que pode nos parecer pouca esmola, mas para quem ganha menos ou um salário minimo, já é de grande ajuda. Um projeto que vem ocorrendo intensivamente no governo Lula.
Mas, mesmo caminhando rumo ao combate, ainda temos muito que caminhar. E agora vou falar do que vejo, e não dos dados do IBGE+BBC; Pelo menos onde moro, Francisco Morato, um município de São Paulo, ainda é possivel ver a desigualdade frente a frente. Minha mãe é funcionaria pública, trabalha em uma escola, e fui convidada a fazer um trabalho social na semana do dia das crianças, apenas para pintar rostinhos inocentes e dar-lhes um pouco de alegria. Porém não foi bem isso que vi.É um bairro humilde, o da escola. Mais da metade daquelas crianças não tem bem o que vestir ou o que comer em suas casas, e boa parte delas conta com a escola nem tanto para o aprendizado, mas para matar a fome. É possivel ver no rosto de uma criança que ela tem fome, porque as crianças diferente de nós, não controlam suas necessidades. Vi crianças que olhavam para a cozinha, ansiosas. E que na hora do almoço, serviam-se uma, duas, e ate tres vezes. Achei curioso, já que em outras escolas onde trabalhei, elas mal sentavam a mesa. Me informei, e soube que aqueles alunos, contavam praticamente ou apenas, com aquela refeição pelo dia. Ouvi algumas histórias tristes, uma criança com o pai inválido e a mãe que o tratava sem poder trabalhar, outras sem geladeira, uma que a mãe morreu repentinamente de AVC e deixou um pai pertubado com 4 crianças, tipicos casos do descaso social. Mas não só nas escolas, nos bairros, nas casinhas, nas ruas. É possivel ver a fome.
Então lembrei de um fato que me revolta muito. Trabalhei ano passado numa creche e pré-escola, também com alguns alunos pobres nessas situações, porém o nível era mais baixo em relação a fome. E por vezes, ví, que na cozinha eram feitas panelas enormes de comida todos os dias, e todos os dias iam pro lixo, mais da metade dessa comida. Uma vez ainda, os alunos foram dispensados horas antes do almoço, e toda a comida, fresquinha e quente, foi pro lixo. Perguntei pra minha mãe o porque não doar para os alunos mais pobres, e até mesmo para pessoas dali daquela rua para não disperdiçar daquela forma. E ela me disse, que o Governo, não permitia, e me mostrou as câmeras de segurança, onde registram tudo, e onde é crime doar comida. Achei um absurdo, principalmente por cair minha ficha, de que se ali, numa pequena escola infantil de 200 alunos era disperdiçado todo aquele alimento bom, imaginem em escolas estaduais onde é feito até 10 vezes mais comida, e onde com certeza 10 vezes mais comida vai para o lixo, ou para os porcos das chácaras dos arredores.
Falo de onde vivo porque é onde posso ver, o Governo do estado de SP, não permite que os próprios alunos que necessitam, levem a comida que vai ir para o lixo. Andamos pelas ruas, vendo pessoas jogadas, umas por escolha, outras pelo acaso do descaso, muitas não vemos, por já nos parecer comum. E se fosse possível que pelo menos esse alimento desperdiçado pudesse ir para quem precisa, teríamos talvez pouco (acho que nem tão pouco) mas teríamos algum resultado. Agora me diga você, se um Governo não apoia isso e ainda recrimina um funcionário que tente ajudar, se esse governo prefere jogar no lixo ao dar a quem precisa, será mesmo que esse governo, manteria a única coisa que tem dado resultados quanto aos índices da fome, mantendo o Bolsa-Familia? Em campanha eleitoral, eles nos dizem que sim, e que ainda vão melhorar o projeto. Mas, históricamente os fatos, não mostram bem isso. Mas, os próprios desfavorecidos não se interessam em saber de onde vem o descaso, e de onde veio a pouca mas confirmada melhoria. E os outros que sabem, preferem olhar para suas mesas fartas e fingir que ali na esquina, não viram alguém de barriga vazia.

Nenhum comentário: